domingo, junho 04, 2006

então abro os olhos todos os dias e observo as coisas, respiro o ar profundamente. abro os jornais da burguesia, acesso os sites da contra-informação, leio os panfletos dos movimentos sociais. no ar um aroma inconfundível de sentimentos plasmados, perplexidades entre os dentes, incertezas e angústias típicas do mundo moderno. a hipnose da velocidade de mãos dadas com a devastação sócio-ecológica do capitalismo tardio.
e os discursos dos arautos do estabelecido é cada dia mais canastrão, cada dia mais conscientemente cínico. os bispos e papas do mercado adocicam-se com termos falsos, emprenhando a barriga da falsa consciência coletiva. espalham sua “democracia” como um câncer imperialista mal disfarçado. as justificativas para o “uso da força em defesa da liberdade” são patéticas.
e a grande mídia não perfura nada, não mostra estrutura de nada, não busca causas em nada. remexem a mistificação, a alienação, e jogam goela abaixo. a história é devidamente matada, com auxílio de teorias fashion dos filósofos pós-modernos. a ciência continua servindo ao poder. o pensamento crítico é sufocado.
mas há brechas, ainda que mínimas. o aparato da indústria cultural é extremamente hábil na seleção, diluição, distorção de movimentos e idéias contrárias. todos se expressam, mas as massificações, os monopólios de mídia ou as mistificações do jornalismo hegemônico erguem-se como um muro alto, cheio de vidros e arames farpados. e se as idéias/movimentos começam a ganhar força, maior notoriedade, os leões-de-chácara do estado – polícia, forças armadas – não fazem cerimônia em usar a repressão.
o fluxo de contra-informação, de discursos desmistificadores, de pensamento critico não pode cessar diante da torrente caudalosa do sistema de informações dos grupos hegemônicos. rachaduras no próprio meio – como a internet – devem ser constantemente esgarçadas. fluxo que deve ser acompanhado por práticas, ações diretas, protestos, pressões, desobediências civis... vida que pulsa.

####

Marcadores:

8 Comments:

Blogger A digestora metanóica said...

e nessa da vida pulsar, a rachadura se esgarçou um pouco mais.
parabéns pela iniciativa.
beijo

5:11 AM  
Anonymous Anônimo said...

valeu...

tamos aí pra escancarar com a conformidade.

presunção?

pode ser... mas eu gosto de ser a mosca que pousa na sopa, e que faz barulinhos irritantes.

valeu pela visita...

5:48 AM  
Anonymous Anônimo said...

Hmm I love the idea behind this website, very unique.
»

6:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»

8:09 PM  
Anonymous Anônimo said...

Here are some latest links to sites where I found some information: http://google-index.info/3092.html or http://neveo.info/2687.html

5:06 AM  
Blogger deraz said...

الروضة
أرقام كهربائي منازل الشارقة
فني كهربائي منازل الشارقة

10:49 AM  
Blogger menna said...

فرسان العرب
ارخص شركة صيانة مسابح في الرياض
افضل شركة صيانة مسابح في الرياض
شركات صيانة مسابح في الرياض

12:25 PM  
Blogger menna said...

شركة تنظيف كنب مع التعقيم بالبخار في الشارقة
شركة تنظيف موكيت في الشارقة
شركة تنظيف موكيت بالبخار في الشارقة

3:36 PM  

Postar um comentário

<< Home